Exemplos de Pesquisas Acadêmicas Realizadas com a Base da ILUMEO


No primeiro exemplo de pesquisa realizada a partir desta base, os pesquisadores desenvolveram um experimento para identificar o efeito da percepção de loja lotada e do arousal da loja na cabeça dos consumidores. Para isso, elaboraram um experimento com os estímulos abaixo. O coleta foi feita a partir da base de ativadores da ILUMEO e os resultados foram apresentados no CLAV, evento acadêmico da FGV focado em varejo.
Nome do artigo: Como diferenças entre consumidores influenciam a satisfação e compra por impulso em ambientes de loja com alto arousal?.
Autores: Marcelo Moll Brandão, Otávio Bandeira de Lamônica Freire, Diego dos Santos Vega Senise e João Fernando Biancardi


Neste segundo exemplo, o objetivo do pesquisador era avaliar a diferença da reação cerebral das pessoas submetidas a mensagens com framing positivo ou negativo por meio de EEG. Antes de submeter os participantes ao experimento com aparelhos, o pesquisador fez o teste de manipulação para checar se seus estímulos foram bem escolhidos. A pesquisa foi feita com 200 respondentes por meio da base de ativadores da ILUMEO e dará origem a uma dissertação de mestrado.
Nome do pesquisador: Diego Kawano